12 de jun. de 2014

20º Dia - DAVI, Homem Segundo o Coração de Deus (13/06/2014)






A PAZ DO SENHOR AMADOS DO KYRIOS!!!

 Chegamos ao VIGÉSSIMO DIA da 1ª Caminhada deste ano, proposta para 33 dias, então já estamos com mais de meio caminho percorrido, é tranquilo pra vocês estarem participando? Ou é difícil? Com está a SUA FÉ? Porque estamos aprendendo com os Heróis e Heroínas da Fé, por isso a pergunta: Como está a sua FÉ? Será que poderia dizer que seria capaz de ser como os já citados Heróis da Fé? Ou ainda falta muito pra chegar a ser um herói também? Gostaria muito que vocês compartilhassem onde preferirem sobre como está a sua FÉ!!

Bom, falando por mim, penso que já vimos muitos exemplos bacanas desses personagens bíblicos que sinceramente já me trouxeram grandes ensinamentos e está me enchendo de coragem para prosseguir nessa carreira que me propôs o Senhor Jesus!! “...aquele que quiser vir após Mim, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Lucas 9:23 (grifo meu)

E por falar em Heróis da Fé, hoje vamos olhar um pouquinho, só um pouquinho messssmo para o exemplo daquele que a bíblia registra como o Homem segundo o coração de Deus? Aliás, foi o próprio Deus quem o chamou como sendo segundo o Seu coração! Já sabem de quem estaremos falando? Então venha comigo e boa leitura.

“Agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”. 1 Samuel 13:14

 “E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”.  Atos 13:22

Trouxe esses dois versículos porque são exatamente os que afirmam que Davi era o homem segundo o coração de Deus.

MAS QUEM ERA DAVI?  Era um jovem comum à sua época, NÃO possuía uma aparência exuberante, seu trabalho era pastorear as ovelhas de seu pai,  vivia num povoado pequeno em Belém, e sua principal habilidade?: Davi foi um excelente músico, isso messssmo o rei Davi era músico.

Davi é um dos principais personagens da Bíblia. Sua história é registrada em mais de sessenta capítulos da Bíblia; cerca de 60 referências são feitas a ele no Novo Testamento, além de figurar na genealogia do Senhor Jesus; até hoje é lembrado como o maior rei de Israel e por duas vezes na Bíblia é chamado de “homem segundo o coração de Deus” (I Sm 13.14; At 13.22). Mas, Por que tanta honra a um homem que, apesar de notável, teve sua vida pontuada por graves pecados?

Conhecer aspectos sobre o caráter de Davi será importante para nós,  ele era um homem cujo coração era inclinado ao Senhor, um homem espiritual, cuja vida estava em harmonia com os anseios de Deus, além disso, Davi era um homem humilde, conhecia suas limitações, aprendeu a atribuir as suas vitórias a Deus.
Outro destaque no caráter de Davi que podemos citar é que ele era um homem sincero: Apesar de ser chamado pelo próprio Deus “O homem segundo o meu coração”, Davi não era um homem infalível. Cometeu dois graves pecados: adultério e cumplicidade na morte de Urias (II Sm 11.1-22). Mas, quando repreendido pelo Senhor, através do profeta Natã, Davi confessa e arrepende-se de seus pecados (II Sm 12.13; Sl 51).

Sem dúvidas, Davi foi um dos maiores homens da Bíblia. São muitas as virtudes e qualidades que a Bíblia descreve acerca deste homem: humildade, sinceridade, e, acima de tudo, um coração voltado para Deus. Até mesmo quando este fracassou, ensinou-nos lições importantes: arrependimento sincero, confissão, e uma fé inabalável no perdão de Deus. Pastor de ovelhas, combatente, compositor, cantor e rei, Davi é apontado na Bíblia como um homem que buscou tanto viver em sintonia com Deus quanto agradá-lo, a ponto de ser considerado, pelo próprio Deus, como um homem segundo o seu coração.

Ao observarmos a vida de Davi podemos ver que Deus observa nas pessoas não apenas a sua espiritualidade, mas também em seu trabalho e em suas ocupações. Não se esqueçam vocês, ou melhor, nós estamos sendo observado por Deus.

Pessoas (adolescentes) segundo o coração de Deus costumam ser trabalhadoras e responsáveis, ainda que estejamos exercendo algum trabalho que aparentemente não tem grande reconhecimento. Mesmo tão novo, ele ainda era um adolescente, Davi deu mostras de que tinha grande responsabilidade na função que exercia, pois era um exímio pastor de ovelhas. Quando estava diante de Saul, ao se oferecer para enfrentar Golias, disse ao rei que matara um urso e um leão defendendo as ovelhas de seu pai.

A vida devocional de Davi também merece destaque. Ele não perdia uma oportunidade para adorar ao Senhor, cantar, compor salmos e festejar as vitórias que Deus lhe concedia. E nós adolescentes estamos sendo gratos ao Senhor pelas vitórias alcançadas, não me diga que passa nas provas de colégio só pelo seu próprio esforço? Então é hora de agradecer a Deus, eu sei de uma oportunidade única onde vocês terão como fazer seus agradecimentos, ficaram curiosos, depois contarei a todos. Voltemos ao rei Davi, a bíblia registra que certa vez, Davi celebrou ao Senhor pela vinda da Arca da Aliança, e uma de suas esposas, Mical, filha de Saul, o desprezou em seu coração (2Sm 6.16). De forma curiosa, a Bíblia, nessa passagem, fala que Mical não teve filhos. Todo o cuidado é pouco para que uma vida sem adoração não nos torne pessoas estéreis, não só no sentido de ter filhos de sangue mesmo, mas podemos também ter filhos na fé, o que vocês acham de ter filhos na fé? Já ouviram falar disso?

Hoje fui tomada por perguntas, o meu dia foi de muito trabalho, mas vindo para casa já lá pelas vinte e três horas, me lembrei que ainda precisava sentar enfrente ao computador para escrever e compartilhar com todos vocês essa história linda que a bíblia traz sobre a vida de Davi, mas sabiam que foi extremamente gratificante?

No começo falei que iríamos conhecer só um pouquinho sobre Davi, pois é bem extensa e cheiiiiinha de lutas e vitórias a vida desse grande homem de Deus...e olha o tamanho que ficou e teria muito mais pra escrever rsrsrs

Quero propor como TAREFA DO DIA: que façamos uma reflexão com base no exemplo de Davi! Será que estamos realmente gratos ao Senhor pela tão grande salvação?

Se não estamos, tenho uma ótima notícia pra todos nós: Ainda é tempo de voltarmos e adorarmos ao Senhor dos Exércitos, Aleluias, Glórias a Deus, Ele nos ama e está sempre nos guardando e livrando de todo mal.


Na oração de hoje sejamos sinceros ao Senhor e agradeçamos, agradeçamos, somente agradeçamos, não vamos pedir nada, nada, nada messssmo, vamos somente agradecer a Deus no Nome de Jesus. Amém??!! Abraço a Tod@s!!

                                  Jô Maria!


Rei Davi - Damares



Um comentário: