6 de jun. de 2014

14°: Baraque, Vencendo o exército inimigo. (07/06/2014)

Hola Kyrioos, mais um dia o Senhor nos guardou. Hoje o dia começa corrido, pois temos nossa grande pastelada,(Uhuuuuull!!), mas retornemos ao nosso assunto, o herói de hoje é Baraque.



"Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele." Juízes 4:14

 Como acabamos de ler, Débora chamou Baraque. Essa Débora é a mesma juíza usada por Deus, que aprendemos ontem, mas ok, uma breve explicação: O povo havia se rebelado contra Deus novamente e voltado a adorar imagens e esculturas, assim Deus os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã. Sísera era o capitão do exército de Jabim e  diz a Bíblia que seu exército tinha 900 carros de ferro, e com isso oprimia a vinte anos o povo de Deus. Então esse povo clamou a Deus e Ele usou sua serva Débora, para falar com Baraque para ele lutar contra o exército de Sísera que eles venceriam.  Em Juízes 4.6-9 diz assim:


"6. E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe:                         Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte                 Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;

  7. E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim,   com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.
  8. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não      irei.
  9. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que    empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se    levantou, e partiu com Baraque para Quedes."


 Esses versículos são muito profundos! Vemos a reação de Baraque, alguns veem como alguém que tremeu na base ,  mas outros já o veem como alguém que reconheceu sua fraqueza e viu que através da vida de Débora , Deus estaria com eles. Gente é dificil né, alguém chega em você e diz que Deus quer que você lute contra um exército inimigo que tem 900 carros de ferro. Muitos de nós, fugiríamos mas Baraque não, ele disse: "Se fores comigo, irei" (parte A do versículo). Eu vejo que a partir daqui a fé de Baraque foi sendo trabalhada. Ele reuniu os 10.000 homens e desceu a luta e Deus lhes deu a vitória.




Deus usou diversas maneiras para que o povo de Deus vencesse, como a chuva que provavelmente atolou os carros e prejudicou o exército de Sísera, fazendo com ele fugisse a pé, onde encontrou abrigo na casa de Jael, esposa de Héber,um queneu com quem tinha paz com o rei Jabim. Ela o cobriu com uma coberta, deu-lhe leite para beber e enquanto ele dormia, pegou uma estaca de madeira da tenda e vindo mansamente cravou com um martelo a estaca em sua fronte a ponto de penetrar  na terra. Assim, Jael vai até Baraque e lhe mostra Sísera morto, se cumprindo a profecia de Débora que Deus entregaria ele nas mãos de uma mulher. Então Débora e Baraque cantaram, adorando e agradecendo ao Senhor! Nosso Deus é Fiel mesmo, não é!!


"E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia"  Juízes 5:1a


 Adolescente Deus quer usar você para falar com outros e trazer mudanças. Débora foi importante pois além de entregar a mensagem do Senhor, ela foi à guerra com Baraque e tenho certeza que com  essa atitude consolidou a fé dele. Baraque teve fé em acreditar que a vitória era deles ao descer o monte Tabor. Nós , vivemos em guerra dia a dia com nossa carne, e necessitamos do nosso escudo da fé para nos proteger! Então vamos fazer diferente hoje, ajude alguém, seja exemplo de Fé e coragem para ele, radicalize a vida de alguém e transforme histórias. Améém??

Tarefa do Dia:

1. Faça um devocional diferente hoje, entregue nas mãos de Deus seus medos e diga a Ele que você quer vencer os exércitos do inimigo.

2. Faça um gesto de bondade a alguém hoje, dê um abraço, um sorriso ou uma palavra de animo a alguém.

3. Poste nas redes sociais, uma palavra de inspiração, animando assim sua vida e a dos seus amigos. Améém!!

Amo vocês em Cristo Jesus
Jean Morgan

Conquistando o Impossível Jamily


2 comentários:

  1. Amem! Linda essa palavra. Quero dizer q muito podemos fazer; levantemos e vamos à guerra de hj confiando no Senhor dos Exércitos!

    ResponderExcluir
  2. ' Aleluia, palavra maravilhosa Jeeh. Deus continue te abençoando seu lindo ! ♡

    ResponderExcluir